Educação: Alunos da rede estadual de São Paulo e de 91 países fazem concurso pela paz

Prazo para inscrições termina nesta segunda-feira, dia 12

seg, 12/05/2003 - 10h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o World Trade Center (WTC) São Paulo, realiza concurso de redação destinado a alunos de 14 a 18 anos das escolas estaduais de ensino médio. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira, dia 12, nas 89 Diretorias de Ensino que abrangem os 645 municípios do Estado de São Paulo. O tema da redação é Paz – Base do Comércio e Desenvolvimento das Nações.

O objetivo do concurso é reunir os 91 países onde estão instalados os 300 WTCs e mobilizar os jovens em todo o mundo, promovendo uma ação global pela paz.

O vencedor ganhará uma viagem cultural a Portugal, com direito a acompanhante, e terá sua redação publicada em inglês no livro de honra dos WTCs mundiais, com foto do autor. O professor do aluno premiado receberá um computador.

Os estudantes que obtiverem segundo e terceiro lugares, e as respectivas escolas, ganharão computadores. Os dez primeiros colocados receberão medalhas e terão suas fotos e redações expostas nas instalações do WTC. A premiação será realizada em todos os países no dia 11 de junho, data única para promover a ação pela paz.

Regulamento

As redações sobre o tema Paz – Base do Comércio e Desenvolvimento das Nações deverão ter, no máximo, 250 palavras. Será considerado critério de seleção apenas o contexto da mensagem do autor. O texto não será avaliado do ponto de vista literário ou gramatical. Todos os concorrentes, independentemente de idade ou formação escolar, terão as mesmas condições de competição.

Os textos serão selecionados em duas etapas antes do julgamento final: a escola deverá selecionar a melhor redação redigida por seus alunos e enviá-la à Regional da Secretaria de Educação, que, por sua vez, escolherá apenas a melhor, entre todos os trabalhos recebidos das escolas de sua região, os quais serão inscritos como finalistas ao ‘Prêmio WTC Mensagem pela Paz’.

A comissão julgadora será composta por cinco membros: um representante da secretaria de Educação; um do WTC; um da ONU no Brasil e um de uma organização não-governamental (ONG) e um jornalista da área de educação.

Cada membro da comissão atribuirá nota, de zero a 10, às redações inscritas para a final. As três redações que obtiverem a maior pontuação, na soma das notas dos membros da comissão, serão as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugares.

SERVIÇO
O regulamento completo pode ser consultado no site da Secretaria da Educação www.educacao.sp.gov.br
Outros esclarecimentos: WTC São Paulo pelos telefones 3043-7034/7117 ou pelo e-mail eventos@wtc.com.br

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SEE

(AM)