Educação: Alunos da rede estadual de Santa Bárbara D’Oeste serão premiados pela Fundação Nestlé

Evento será realizado no dia 12 de fevereiro

ter, 03/02/2004 - 20h32 | Do Portal do Governo

A cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Projeto Viagem Nestlé pela Literatura será realizada no próximo dia 12, às 19 horas, no Auditório da Expo Center Norte. A Escola Estadual Comendador Emílio Romi, de Santa Bárbara D’Oeste, representará o Estado de São Paulo, como uma das 10 premiadas em todo o Brasil.

A escola foi uma das vencedoras entre 12 mil participantes – incluindo instituições particulares – com o trabalho ‘Tear Literário’, elaborado por alunos do 3º ano do Ensino Médio. Eles serão premiados com medalhas, além de receber um total de R$ 1 mil. Cada professor que participou do projeto escolhido receberá R$ 10 mil.

O trabalho dos estudantes de Santa Bárbara teve como ponto de partida a leitura de três obras de referência na literatura brasileira – Contos Contemporâneos Brasileiros, Coleção de Poesias de João Cabral de Melo Neto e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Foi uma forma de se encaixar ao tema do concurso, denominado “Fome de Solidariedade.’

Após debates sobre o conteúdo dos livros, relacionando-os a aspectos da essência humana, os alunos descobriram na solidariedade uma das bases para uma sociedade mais fraterna. E assim, por iniciativa própria, criaram grupos de apoio para visitar asilos e instituições de caridade da região.

O envolvimento com o mundo mágico e enriquecedor da leitura serviu como elemento propulsor para os jovens. ‘Baseados nas temáticas observadas, eles interagiram com os personagens e criaram soluções para várias questões’, observou a professora Concilia Celsa Cerântola Albino, coordenadora dos trabalhos.

Anualmente, a Fundação Nestlé realiza este concurso. A entidade envia o material para as escolas elaborarem projetos literários relacionados a determinado assunto. Para a cerimônia, os alunos viajarão no dia 12 e terão o transporte e a hospedagem pagos pela fundação.

Eugenio Goussinsky, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.