Educação: Alunos da Escola Estadual João Roncon se apresentam em festival de Joinville

A primeira apresentação será nesta terça-feira, dia 26

ter, 26/07/2005 - 16h17 | Do Portal do Governo

Coreografia bem ensaiada, penteados modernos e na bagagem, além do figurino, muita expectativa e ansiedade. Este era o clima entre os alunos da Escola Estadual João Roncon, de Ribeirão Pires, que embarcaram na madrugada desta terça-feira, 26 de julho, para Santa Catarina, onde se apresentarão no 23º Festival de Dança de Joinville.

Reconhecido na edição 2005 do Guinness Book como o maior do mundo, o Festival de Dança de Joinville tem uma programação diversificada que promove a troca de experiências entre estudantes e profissionais da dança.

Antes do embarque, pais e amigos dos 38 alunos do grupo de dança fizeram uma corrente de oração para desejar boa sorte aos dançarinos. Felizes com a oportunidade de viajar para representar a escola em festival tão importante, os alunos ensaiaram com afinco nas últimas semanas.

O grupo é liderado pela educadora Sonia Aparecida Cabral, que além de dar aula de biologia é bailarina há 21 anos. A idéia de montar um grupo de dança na escola surgiu da necessidade de propor novas atividades para os alunos. Em busca de alternativas sedutoras para meninos e meninas, Sonia sugeriu a dança de rua, um ritmo moderno que de imediato atraiu a atenção deles.

Crianças que antes não se enturmavam ou apresentavam dificuldades motoras ou de concentração mudaram completamente depois das aulas de dança. Para os mais velhos, principalmente os do Ensino Médio, a dança de rua ajudou a aumentar a auto-estima, além de promover a integração com o grupo e a comunidade.

‘Ensaiamos pelo menos seis horas por semana e estamos levando a sério nossa participação no festival’, afirma a professora Sonia. O projeto piloto cresceu e hoje é um dos grandes orgulhos da Escola Estadual João Roncon. A dança de rua faz parte da realidade de praticamente todos os alunos, até mesmo dos pequenos da 1ª série, que participam de aulas dadas por seus colegas mais velhos, integrantes do grupo principal.

O convite para participar do festival de Joinville veio depois que Sonia mandou uma fita com as coreografias do grupo para a organização do evento. A João Roncon é a única representante das escolas estaduais de São Paulo no festival, e os alunos se apresentarão na mostra Palcos Abertos.

O primeiro espetáculo estava programado já para esta terça-feira. Na quarta-feira, dia 27, os adolescentes de Ribeirão Pires mostram seu gingado na prefeitura de Joinville.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação
C.A