Educação: Alunos criam personagens de carnaval baseados no tema Alice no País das Maravilhas

Objetivo é fortalecer a auto-estima infantil

sex, 20/02/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

Os alunos da Escola Estadual Deputado Aurélio Campos, de Ensino Fundamental, na Vila Paz, Zona Sul da Capital, fizeram do Carnaval uma forma de desfilar um conjunto de sonhos e imaginações pelas avenidas da infância.

Eles participaram de um projeto organizado pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), cujo tema deve ser ligado à fábula de Alice no País das Maravilhas. A professora de educação artística, Paula Regina Siqueira Alves Pedroso, traçou um paralelo entre o carnaval e a história da menina que não gostava de ler e que sonhou em cima de uma árvore.

Em comum, ambos têm na criação de personagens a fonte de seus enredos. Após assistirem ao filme, os alunos irão criar personagens para o carnaval, baseados na história da festividade e mesclando essas imagens com as mirabolantes figuras vistas no mundo de Alice e na própria imaginação.

Com essa mescla de vertentes que aguçam a fantasia das crianças, por meio de suas próprias interpretações eles irão criar personagens com objetos fornecidos pelos educadores, como bexigas, plásticos e papéis.

O objetivo é fortalecer a auto-estima infantil, fazendo com que os pequenos encontrem em sua riqueza interior motivos suficientes para alimentar suas esperanças em um futuro cheio de confetes e serpentinas. Para que, quando a realidade bater à porta e vierem as frustrações, que elas sejam representadas apenas por lágrimas de um pierrô apaixonado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Eugênio Goussinsky

V.C.