Educação: Alunos conhecem a realidade ambiental da pequena Dracena

Escola Estadual criou o projeto Nosso Tesouro, Nossas Nascentes

qui, 16/12/2004 - 9h50 | Do Portal do Governo

Com pouco menos de 50 mil habitantes, Dracena no interior do Estado de São Paulo, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, vira instrumento pedagógico de alunos do ensino fundamental

Tomando como ponto de partida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Rio 92 – que prevê a contribuição da sociedade civil para garantir uma Agenda para mudanças incorporando a variável socioambiental em suas estratégias, a Escola Estadual E.E. Profª Julieta Guedes de Mendonça, em Dracena, região de Adamantina, criou o projeto: Nosso Tesouro, Nossas Nascentes.

A escola trabalhou com o tema transversal preocupada com a realidade local e a conscientização dos alunos para torná-los atuantes na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.

“O projeto vem contribuir dentro das condições concretas da escola, para que os alunos percebam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde vivem. Também contribui para a reconstrução e gestão coletiva de alternativas de produção da subsistência, de maneira que minimize os impactos negativos no meio ambiente”, concluiu a responsável pelo projeto, professora Ilsiney Rosa Barbosa.

A escolha do tema faz parte da realidade local, pois a cidade foi construída sobre várias nascentes: Água Sumida, Marrecas, Marrequinhas, Palmeiras, Palmeirinhas I, Palmeirinhas II, Java, Santo Eufrásio, entre outros. Parte dessas nascentes deságuam no rio do Peixe e outra parte no rio Aguapeí. Ambos correm para o rio Paraná onde se constata a poluição das águas na parte urbana que desencadeia uma série de problemas para Dracena e região.

A turminha composta por 40 alunos das 6ª e 7ª séries do ensino fundamental da escola, pesquisou os mapas das nascentes, tiveram aula prática por meio de excursão, construíram maquetes, criaram jogos, poesias, entrevistas, textos e fizeram análise das amostras de água. Os alunos também entenderam os processos que fazem parte dos aspectos de urbanização, esgoto, tratamento, poluição da água e a recuperação de um rio poluído.

A equipe idealizadora do projeto espera que os resultados influenciem na forma como os alunos enxergam a cidade, na conscientização sobre a importância da conservação das nascentes, o prejuízo da poluição e o caminho para o convívio harmônico entre a natureza e a urbanização.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
PorLuciane Salles
V.C.

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