Como inserir os alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física? Preocupada com esta questão, a professora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências, do Campus da Unesp de Bauru, Marli Nabeiro, desenvolveu um trabalho de pós-doutorado realizado na State University New York, entre junho de 2001 e junho de 2002.
Junto com outras colegas americanas, ela utilizou a estratégia do ‘colega tutor’, que consiste em treinar companheiros de classe que se dispõem a participar da aula auxliando um aluno com deficiência.
Durante a elaboração do Projeto, as aulas foram gravadas e posteriormente analisadas com a finalidade de avaliar a atividade motora dos alunos portadores de deficiências visuais antes e depois da intervenção dos ‘colegas tutores’.
Segundo Marli, antes da realização do Projeto, os deficientes com perda total da visão não participavam das aulas e aqueles com deficiência parcial demoravam para perceber as instruções e executar os movimentos. ‘Eles sentiam dificuldade até para trocar de roupa’, diz.
Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br/noticias/not1.htm
Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
V.C.