Educação: Adolescentes da Febem são catequizados

Primeira eucaristia desses adolescentes foi uma iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lucia Alckmin

dom, 14/12/2003 - 16h33 | Do Portal do Governo


A Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita foi palco da primeira comunhão de 164 adolescentes, de 16 unidades do Complexo Tatuapé da Febem. O evento ocorreu neste domingo, dia 14, com uma missa celebrada por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da região Episcopal do Belém e pelo Padre José Florêncio Blanco Melon, Paróco da Igreja São Carlos Barromeu.

A primeira eucaristia desses adolescentes foi uma iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lucia Alckmin, depois de uma visita ao complexo, em agosto. Além da primeira dama, estavam presentes o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa e familiares dos adolescentes.

Lú Alckmin foi escolhida a madrinha da cerimônia, em sua fala, deixou algumas palavras de esperança aos jovens. “Eu tenho certeza que vários de vocês vão conseguir multiplicar o que estão aprendendo aqui. O que depender de mim farei com muito carinho”.

O secretário da Educação, enfatizou a importância dos adolescentes saírem com trabalho garantido. “Estamos trabalhando para conseguir mais parceiros e realizar esse nosso objetivo de garantir emprego após a desinternação de vocês”. Também mandou seu recado aos jovens. “Errar a gente erra, o importante é não persistir no erro. Agradeçam por esse dia especial”.

O presidente da Febem, em seu discurso, agradeceu a iniciativa da primeira dama em realizar a catequização dos jovens, e aos adolescentes que se interassaram pelo curso. “Fico feliz em ver que muitos jovens se interessaram. Espero, com a ajuda de todos que estão aqui, multiplicar o número de jovens interessados em ação como esta”. Concluiu o presidente.

O evento teve a apresentação do Coral da Igreja São Carlos Barromeu e também entrega de crucifixos. Os jovens foram catequizados por seminaristas agostinianos, coordenados pela Igreja São Carlos Barromeu. Esse trabalho de evangelização dos adolescentes prevê o encaminhamento e acompanhamento de cada jovem pela paróquia mais próxima de sua residência após a saída da Febem.