Educação: Adolescentes da Febem já podem trabalhar como monitores de informática

Nesta quinta-feira, dia 23, serão entregues certificados aos jovens que participaram do treinamento

qui, 23/10/2003 - 8h50 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Com ótimas perspectivas de conseguir um emprego na rede estadual de ensino, 152 adolescentes que cumpriram treinamento de quatro meses oferecido pela Fundação Bradesco recebem certificado para atuar como monitores de laboratórios de informática em escolas da rede estadual. A cerimônia de entrega dos certificados será realizada nesta quinta-feira, dia 23, no Teatro Fernando Azevedo da Secretaria de Estado da Educação, às 17h30.

Durante o evento, 11 meninos que já estão trabalhando nas escolas receberão o contrato de estágio assinado pela Secretaria da Educação. Com a perspectiva de emprego proporcionada pela parceria entre o Bradesco e a Secretaria, outros 43 jovens já receberam do Poder Judiciário o benefício da desinternação.

A entrega dos certificados será feita a um representante de cada uma das 21 unidades da Febem da Capital, em que a primeira fase do curso da Fundação Bradesco foi realizada.

São adolescentes que acompanharam o curso em duas turmas (uma entre 14 de abril e 14 de agosto e outra entre 12 de maio e 12 de setembro) e depois foram capacitados para atuar como monitores de laboratórios de informática. Os jovens serão contratados em regime de meio período pelas escolas, ganharão da Secretaria uma bolsa no valor de um salário mínimo e deverão estar com a progressão de medida para semiliberdade ou liberdade assistida pelo Poder Judiciário.

Unidades de treinamento

As unidades em que os jovens foram treinados (por monitores capacitados pela Fundação Bradesco) são as seguintes: Internato Encosta Norte, Internato Feminino da Mooca, Internato de Itaquaquecetuba, Internato Vila Conceição, Unidade de Internação Pirituba, Unidade de Internação Adoniran Barbosa (Vila Maria), Complexo Franco da Rocha (unidade 29), Complexo Raposo Tavares unidades 22, 27, 28), Complexo do Tatuapé (unidades 01, 02, 04, 10, 17, 19, 23 e 33), Complexo do Brás (unidades 34, 35, 36).

Para participar do curso, os internos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: idade acima de 14 anos (para que sejam beneficiados pela Lei do Aprendiz e pela Lei do Estágio), escolaridade mínima de oitava série, mas preferencialmente ensino médio, vocação para a área de informática e habilidade de expressão.

No total, pretende-se certificar 2.000 monitores (entre os cerca de 6.500 adolescentes atendidos pela Febem em regimes de internação). Capacitados, com empregabilidade aumentada, os adolescentes terão maior probabilidade de obter, do Poder Judiciário, progressão de pena para liberdade assistida e semiliberdade. A presidência da Febem tem feito todos os esforços para submeter relatórios regulares de aproveitamento desses adolescentes ao Poder Judiciário, para que a sua progressão possa ser analisada objetivamente.

Uma vez autorizados pelo Poder Judiciário, os adolescentes passarão a seguir esta rotina: estudarão pela manhã em escolas públicas, trabalharão à tarde como monitores nas mesmas escolas (com um salário mínimo de bolsa oferecida pela Secretaria de Educação) e, quando estiverem sob o regime de semiliberdade, voltarão para dormir nas unidades da Febem.

Futuro

O programa deve atingir todas as 68 unidades da Febem na Capital e no Interior durante o ano de 2004. O secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, entende que os adolescentes internados por delitos leves podem, com um programa dessa natureza, obter progressão da pena para semiliberdade ou liberdade assistida, porque estarão capacitados a desempenhar uma atividade útil. A abertura de vagas de estagiários na rede pública de ensino, autorizada pelo governador Geraldo Alckmin em abril, é uma forma eficiente de estimular o Poder Judiciário a conceder a progressão de pena aos jovens certificados pela Fundação Bradesco, abrindo vagas no sistema de internação para adolescentes em conflito com a lei que hoje estão nas delegacias dos municípios e na Unidade de Atendimento Inicial da Febem.

Data: Quinta-feira, 23 de outubro de 2003
Horário: 17h30
Local: Teatro Fernando Azevedo – Praça da República, 53 – portão 4 – São Paulo/SP