Educação: Abertas vagas de cursinho para estudantes carentes

Aulas serão ministradas gratuitamente pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP

sex, 22/11/2002 - 13h03 | Do Portal do Governo

O cursinho pré-vestibular Med Ensina, organizado pelos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), abrirá inscrições, de 9 a 14 de dezembro, com uma previsão inicial de 150 vagas para 2003. Totalmente gratuito, o cursinho é destinado
a estudantes carentes que cursam ou cursaram em escolas públicas e não têm condições financeiras de pagar um cursinho convencional. O processo de seleção será feito em duas etapas. No dia 22 de dezembro, os candidatos enfrentarão uma prova de conhecimentos e quem for classificado passará por uma avaliação sócio-econômica.

O cursinho não é especializado apenas em medicina. Serve para qualquer carreira. Além das aulas, que são dadas de segunda à sexta-feira, das 19 horas às 22h50, os alunos podem recorrer ao ‘plantão de dúvidas’, que é atendido por acadêmicos da FMUSP.

Para participar do processo seletivo, o estudante paga uma taxa de R$ 5,00 e precisa apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, cópia do certificado de conclusão do ensino médio (ou comprovante de que está cursando o 2º grau).

O cursinho Med Ensina funcionou por dois meses, em 2002, de forma experimental. A idéia partiu de dois professores preocupados com a dificuldade de acesso dos estudantes de escolas públicas às universidades públicas. As aulas são ministradas por um grupo de alunos da Faculdade de Medicina, no período noturno, no Teatro da FMUSP.

Para o coordenador pedagógico do Med Ensina, Daniel Caraça, o importante é reverter a imagem de que a universidade pública é uma escola elitista. ‘Queremos dar chance aos estudantes que não têm condições de pagar bons colégios ou cursinhos’. Caraça ressalta que o número de vagas poderá ser ampliado ainda em 2003 se houver mais patrocínios. O Med Ensina está buscando parcerias com empresas que simpatizem com o projeto. Mais informações sobre o Med Ensina podem ser obtidas no telefone 3066-7410.

As inscrições devem ser feitas no Teatro da FMUSP (Av. Dr. Arnaldo, 455 – Metrô Clínicas), das 9 às 17 horas.

Da Serrano & Associados Corporate Affairs

V.C.