Educação: Abertas inscrições para o 5º prêmio de Referência em Gestão Escolar

Serão premiadas as escolas públicas que se destacaram na gestão de ensino

qui, 05/02/2004 - 13h27 | Do Portal do Governo

Vai até 16 de março o período de inscrições para o 5º Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido por uma iniciativa conjunta do CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e Fundação Roberto Marinho.

O prêmio visa reconhecer e valorizar as escolas públicas que se destacam por experiências inovadoras e bem-sucedidas na gestão, cria uma cultura de auto-avaliação escolar e estimula o desenvolvimento da gestão democrática na escola.

A primeira edição do Prêmio de Referência em Gestão Escolar foi em 1998. Ao todo, 8.528 escolas de todo o país já participaram desse concurso. Dessas, 308 foram destacadas com o diploma “Escola Referência Nacional de Gestão Escolar”. Desde 1999 tem sido premiada uma escola em cada estado participante com a concessão de prêmios e diplomas especiais, e também prêmios em dinheiro.

Os diretores das escolas premiadas receberam o diploma “Liderança em Gestão Escolar” e prêmio de participação em intercâmbio no Brasil ou exterior. Das escolas selecionadas em nível estadual, uma é selecionada para receber o diploma “Destaque Brasil” e prêmio especial da Fundação Roberto Marinho.

A CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) está enviando para cada escola da rede estadual um Manual de Orientações com o regulamento e o instrumento de auto-avaliação. A inscrição deverá ser realizada nas respectivas Diretorias de Ensino, com a entrega do formulário preenchido, material comprobatório, justificativas e plano de ação, conforme regulamento.

Calendário:

até 16/03/04 – inscrições nas Diretorias de Ensino

até 15/04/04 – avaliação realizada pelo Comitê Regional

até 30/05/04 – avaliação realizada pelo Comitê Estadual

junho/04 – avaliação pelo Comitê Nacional

agosto/04 – cerimônia nacional de premiação

O Manual de Orientações também está disponível no site do Consed
www.consed.org.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Aline Viana

V.C.