Educação: A importância do jornal na sala de aula

Projeto contribui para a formação do conceito de cidadania nos alunos

sex, 07/03/2003 - 12h10 | Do Portal do Governo

Adriana Oliveira, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação


O projeto desenvolvido em diversas escolas estaduais paulistas que utiliza o jornal em sala de aula, tem sido de grande importância ao garantir o desenvolvimento de habilidades e conteúdos necessários para a vida em sociedade. Nesta perspectiva, a escola se baseia na importância de proporcionar um aprendizado significativo, contribuindo para a formação do conceito de cidadania em seus alunos. Dentro do projeto, várias atividades são desenvolvidas, como: aprendendo a ler o jornal, como é a primeira página, observando outros jornais, a notícia, a opinião do jornal e do leitor etc.

As notícias são discutidas em sala de aula, onde os textos utilizados para interpretação, propiciam muitos questionamentos, inclusive, a partir das notícias que podem ser redigidas de diferentes maneiras.

Para a profª Bernadete Rodrigues, da Escola Estadual Júlio Ascânio Mallet, do município de Itápolis, “ter clareza da função social da escola e do homem que se quer formar, é fundamental para realizar uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida, particularmente num país de contrastes como o nosso”.

O uso do jornal é válido em todas as séries e disciplinas. O professor pode desenvolver atividades de textos jornalísticos e estimular a crítica e o debate sobre os temas da atualidade, proporcionando aos alunos o interesse à leitura e informações que muitos não têm acesso.

A profª Marli Sene, da E.E. Dona Cacilda Caldas Cruz, do município de Ibitinga, acredita que “o projeto levou os alunos não apenas a questionar, pensar e refletir sobre o que acontece na sua cidade, no país e no mundo, mas a expor suas idéias, tendo uma nova percepção da realidade”.

(RK)