Editoras universitárias terão o maior estande da Bienal do Livro de São Paulo

nd

ter, 12/03/2002 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Estande do Livro Universitário – da Imprensa Oficial do Estado – na Bienal do Livro de São Paulo será inaugurado oficialmente na sexta-feira, dia 26 de março às 12 horas, com a presença de reitores de universidades públicas. O presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi, observa que as dimensões do estande, a programação cultural e os aportes financeiros investidos na Feira são proporcionais ao interesse e ao compromisso da empresa com as editoras universitárias.

Segundo Kobayashi, a parceria com editoras universitárias é o caminho das imprensas oficiais brasileiras em direção ao futuro. O estande vai reunir 41 editoras universitárias, estúdio de televisão, de rádio e um teatro de arena para apresentação de seminários, debates e shows. Editoras da universidades de São Paulo (USP), Estadual de São Paulo (Unesp), de Brasília (UnB), Estadual de Campinhas (Unicamp) e do Arquivo do Estado terão 48 lançamentos.

Além do espaço destinado aos livros, haverá uma área especial para abrigar um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, onde será realizada uma variada programação cultural que inclui palestras, seminários, conferências e exposições, além de sessões de autógrafos e dezenas de lançamentos.

Das 41 editoras universitárias com presença já confirmada, 13 terão espaços individuais, quatro (Edusp, Unesp, Unicamp, UnB e Arquivo do Estado) estarão no espaço da Imprensa Oficial e 34 dividirão uma área coletiva da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

Desde a Bienal de 2000, quando começaram a se apresentar em conjunto, as editoras universitárias vêm experimentando exposição pública e crescimento editorial. Reunidas no mesmo espaço, elas têm chamado a atenção do público e da imprensa não só para o volume de sua produção como para a qualidade gráfica e editorial de seus títulos, que até então viviam restritoa a pontos de venda nos campus universitários.