Economia: Universidade de São Paulo realiza debate sobre varejo e a inclusão social

Evento nesta quarta, dia 20, marca os 10 anos do Programa de Administração de Varejo da FIA-FEA

qua, 20/11/2002 - 8h46 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 20, representantes do governo e da iniciativa privada estarão reunidos na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP para participar do XI Fórum Provar: O Varejo e o Desafio da Inclusão Social. O evento marca os 10 anos do Programa de Administração de Varejo da FIA-FEA/USP (Provar-FIA) e terá uma série de atividades ao longo do dia, com palestras, mostra fotográfica e entrega de prêmio.

O Fórum, promovido pelo Provar, tem como coordenador geral o professor Claudio Felisoni de Angelo. A palestra inaugural será proferida pelo deputado federal Delfim Neto e falará do atual momento político-econômico e de transição pelo qual passa o país. ‘Certamente, há questões econômicas e éticas no desenvolvimento do mercado de consumo no Brasil. De um lado, há a questão do próprio acesso do consumidor ao mercado de bens e serviços e de outro a expansão das oportunidades de emprego. Nesse sentido, teremos com relevância para o Fórum a palestra magna do professor Delfim Neto’, diz Felisoni.

A programação conta com a apresentação de quatro painéis que tratarão de questões sociais sob diferentes aspectos ligados ao varejo brasileiro. Os temas serão: O marketing do varejo de consumo de massa e a inclusão social, O desafio da distribuição: o custo da infra-estrutura, Preços, tributos, e ação social distributiva: lucro e inclusão, Uma visão sobre e-learning e, por fim, Empregabilidade e o varejo: as empresas varejistas como os maiores empregadores do país.

Dentre os muitos palestrantes estão Ricardo Jacob do Grupo Pão de Açúcar, o professor Marco Antonio Saidel da Poli, Juarez Rizzieri da Fipe e Heitor Bergamini da Comercial Gerdau. Na palestra de encerramento, o maestro Walter Lourenção trará o Workshop Sinfonia Empresarial, em que usará a música para falar sobre o ambiente de varejo.

As atividades não param por aí. Pela primeira vez haverá um concurso fotográfico que pretende aliar o varejo à arte, tratando sobre a forma tradicional de vender e as novas tendências de trabalho no comércio. Além da mostra fotográfica, será feito um livro com os trabalhos escolhidos e o vencedor ganhará um prêmio de mil reais.

Dentre os trabalhos publicados, um receberá o VII Prêmio Excelência em Varejo no valor de R$ 10 mil e os 12 melhores serão publicados pela Editora Atlas. Professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais enviaram trabalhos. O evento será realizado na avenida Luciano Gualberto, 908, no Auditório FEA-5, no Prédio da FEA, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Mais informações: (11) 5072-6421 ou 5581-7603