Economia: Taxa de desemprego permanece estável na Grande São Paulo

Rendimento médio real dos ocupados manteve-se em ascensão

seg, 25/11/2002 - 13h32 | Do Portal do Governo

Os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, divulgados nesta segunda-feira, dia 25, mostram que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de São Paulo permaneceu relativamente estável, passando de 18,9% em setembro para os atuais 19,0% da População Economicamente Ativa (PEA). Estima-se um contingente de um milhão e 806 mil pessoas desempregadas em outubro.

No mês passado, o nível de ocupação permaneceu relativamente estável (-0,2%), encobrindo comportamentos distintos: redução de 26 mil ocupações no Comércio, aumento de 12 mil empregos na Indústria e estabilização nos demais setores. Destaca-se a retração no emprego com carteira assinada no setor privado, que correspondeu a 45 mil postos de trabalho.

Em setembro, o rendimento médio real dos ocupados manteve-se em ascensão, ampliando-se 1,4%, enquanto o dos assalariados permaneceu relativamente estável (-0,1%). Em valores monetários, esses rendimentos tornaram-se equivalentes a R$ 864 para os ocupados e a R$ 897 para os assalariados.

Da Assessoria de Imprensa do Seade/Dieese

A.M.