Economia: Seade divulga amanhã pesquisa sobre mercado de trabalho feminino

Estudo constata aumento de postos ocupados principalmente por mulheres com pelo menos 40 anos

ter, 17/09/2002 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, divulga nesta quarta-feira, dia 18, estudo sobre a participação da mulher no mercado de trabalho no Estado de São Paulo entre 1989 e 2000 com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), portanto, empregos com vínculos formais.

O boletim Mulher&Trabalho nº 9 tem o apoio do Fundo para Igualdade de Gênero do Canadá, do Conselho Estadual da Condição Feminina, do Dieese e da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

O estudo acusou aumento do emprego feminino de quase 400 mil postos ocupados principalmente por mulheres de pelo menos 40 anos e por aquelas com maior escolaridade. Entre os homens, houve redução de mais de 500 mil ocupações, atingindo em especial os mais jovens e aqueles com menor nível de escolaridade.

Metade das mulheres ocupadas encontram-se em serviços de limpeza e administrativos, a outra metade divide-se praticamente em quatro grandes grupos. O primeiro formado por professoras, profissionais de comunicação e advogadas, o segundo por operárias da indústria, o terceiro por trabalhadoras do comércio, e o quarto por ocupadas em áreas técnicas e científicas. Um quinto grupo formada por diretoras e gerentes registrou aumento de quase o triplo nos anos 90.

Data: Quarta-feira, dia 18 de setembro de 2002
Horário: 9h30
Local: Avenida Cásper Líbero, 464, São Paulo- SP