Economia: Seade divulga a distribuição regional da economia paulista

As alterações captadas no período 1996-2001 ocorreram nas regiões do entorno da RMSP

ter, 07/09/2004 - 14h59 | Do Portal do Governo

As informações sobre a distribuição da atividade econômica no Estado de São Paulo, provenientes da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep), permitem verificar diferenças entre as regiões, sua participação na economia estadual e suas potencialidades. A Paep foi realizada em duas ocasiões, com base nos dados de 1996 e 2001.

Os resultados do estudo mostram a constituição de um forte núcleo econômico na Região Metropolitana de São Paulo, complementado com uma intensa atividade nas regiões de Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Baixada Santista.

As alterações captadas no período 1996-2001 ocorreram nas regiões do entorno da RMSP, uma vez que a redução da renda da população trouxe maiores perdas para a indústria metropolitana, mais voltada ao mercado interno, ao contrário da produção das regiões próximas, mais dirigida à exportação.

Em relação ao setor de serviços, à medida que as atividades se afastam do núcleo metropolitano, ganham participação os segmentos ligados ao atendimento das necessidades dos consumidores, como os de saúde, educação e infra-estrutura sanitária. A Região Metropolitana de São Paulo concentra cerca de 70% de toda a riqueza gerada pelo setor de serviços no Estado.

As tabelas contendo dados por região estão disponibilizadas na Pesquisa da Atividade Econômica Paulista.

Da Fundação Seade