Economia: Preços agrícolas têm queda de 0,20% em junho

Relatório foi divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 04/07/2005 - 10h25 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) caiu 0,20% em junho, recuperando 0,56 ponto percentual em relação a maio de 2005, mas mantendo a tendência de queda. Os resultados da pressão do mercado de clima nas bolsas de Chicago (para os grãos) e de Nova York (para o café) derrubando os preços dos produtos de origem vegetal, mesmo com a alta nos preços dos produtos de origem animal, levou o IPR a continuar com tendência de baixa.

Dos 19 produtos pesquisados em junho, onze apresentaram aumento no preço (algodão, amendoim, cebola, feijão, milho, soja, aves, boi, suíno, ovos e leite). Entre os vegetais, a queda nos preços de cinco produtos gerou redução de 1,39% no índice do grupo. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos elevou em 1,93% os preços deste grupo. O resultado final foi o recuo de 0,20% no índice geral de preços agrícolas em junho.

Os preços agrícolas no ano de 2005 – a variação acumulada do IPR foi de 4,99%, em comparação com 1,75% do IGP-M e 2,71% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica ganho do poder de troca dos agricultores de 3,24 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 2,28 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

No ano, doze produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para cebola, feijão e tomate que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já batata, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, trigo, leite e ovos registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto sete produtos tiveram reduções no preço.

Os preços agrícolas nos últimos 12 meses – A variação mensal anualizada indica evolução contínua do IPR desde outubro de 2004 até março de 2005, quando começa a apresentar recuo, atingindo em junho de 2005, o valor de 13,07%. Com o desempenho em junho, esse índice acumulado apresentou variação positiva de 13,07%, em comparação com 7,12% do IGP-M e 6,51% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, apresentam ganho de 5,95 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 5,56 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Nos últimos 12 meses, seis produtos apresentaram crescimento positivo no preço, dos quais três com altas superiores a 20% e outros três com taxa inferior a 20%.

Produtos que se destacaram – O feijão assumiu a posição de destaque de alta no acumulado de 12 meses em junho, com +65,35%, em função da menor oferta tanto na safra das águas como da seca, do ano agrícola de 2004/05.

Ainda no acumulado de 12 meses, cabe destacar a queda do arroz (-32,50%), em função do crescimento da safra, estoques elevados, pressão das importações do Mercosul e da baixa efetividade da política de preço mínimo de garantia do Governo Federal.

Por outro lado, a soja vem mantendo o destaque de baixa nos últimos 12 meses (-27,59%), em função da elevação substancial da oferta mundial e da valorização do real.

No ano de 2005, o destaque de baixa acumulada coube aos suínos, que vêm enfrentando um mercado interno muito fraco, oferta crescente e exportações aquém do esperado. Em junho de 2005, o amendoim apresentou a maior alta (+21,05%), em função de uma forte queda na produção da safra da seca..

O relatório completo está disponível na internet, no site do Instituto de Economia Agrícola:www.iea.sp.gov.br

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa