Economia: Preços agrícolas têm pequena recuperação no início de fevereiro

Dos 19 produtos analisados na primeira quadrissemana, quatro apresentaram crescimento nos preços

seg, 09/02/2004 - 16h04 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação negativa de 1,90% na primeira quadrissemana de fevereiro, com recuperação de 0,09 ponto percentual em relação ao mês de janeiro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de queda.

Dos 19 produtos analisados, quatro apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café e cebola), enquanto doze produtos tiveram reduções (amendoim, arroz, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, tomate, aves, boi, leite, ovos e suíno). O destaque de alta foi mais uma vez a batata (+48,57%), enquanto a maior queda foi verificada no preço do tomate (-22,50%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas foi mais que compensado pela redução nos preços das frutas, fazendo com que o preço do grupo diminuísse 1,33%. Já no segmento animal, o recuo nas cotações de todos os produtos levou o preço do grupo à redução de 2,94%. O resultado foi a retração de 1,90% no índice geral (IPR).

A menor oferta na safra de batata das águas no ano agrícola 2003/04, mesmo com a queda no poder de compra dos consumidores, fez com que os preços do produto iniciassem expressiva recuperação nos últimos 30 dias.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.