Economia: Preços agrícolas sobem 2,81% na terceira quadrissemana de março

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento

ter, 25/03/2003 - 14h47 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,81% na terceira quadrissemana de março, apresentando, porém, queda de 0,15 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou mantendo a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (banana, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, milho, tomate, ovos e suíno), enquanto oito tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, batata, café, soja, boi gordo e aves). O preço do tomate manteve o destaque de alta (+80,00%), enquanto a maior queda foi verificada na batata (-21,21%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços de frutas e olerícolas, apesar da retração nos preços do subgrupo dos grãos, fez com que o preço do grupo tivesse elevação de 4,52%.

Já no segmento animal, o crescimento nos preços de ovos e suínos, compensado pela queda nas cotações de boi gordo e de aves, não impediu a redução de 0,72% no preço do grupo. O resultado foi o aumento de 2,81% no índice geral (IPR).

Com a forte alta nos preços dos produtos vegetais, o aumento acumulado em março atingiu 2,52%, o que indica um fechamento do mês entre 2% e 3% de aumento no IPR.

Os preços do boi gordo indicam tendência de queda na medida em que aumenta a oferta na safra de 2003. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin
do Instituto de Economia Agrícola

C.A