Economia: Preços agrícolas sobem 0,91% na primeira quadrissemana de novembro

Dos 19 produtos analisados na primeira quadrissemana de novembro, oito apresentaram crescimento no preço

seg, 10/11/2003 - 15h13 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,91% na primeira quadrissemana de novembro, com recuo de 0,02 ponto percentual em relação ao mês de outubro. Assim, a taxa de crescimento do índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve-se, assim, praticamente estável.

Dos 19 produtos analisados na primeira quadrissemana de novembro, oito apresentaram crescimento no preço (arroz, batata, cebola, laranja, soja, tomate, boi e suíno), enquanto seis tiveram reduções (banana, café, feijão, milho, trigo e aves) e cinco mantiveram os preços estáveis (algodão, amendoim, cana-de-açúcar, leite e ovos). O destaque de alta foi o preço da batata (+33,08%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada nas aves (-23,28%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fez com o preço do grupo crescesse 2,32%. Já no segmento animal, a elevação nas cotações do boi e dos suínos não impediu que o preço do grupo caísse 2,03%, devido ao recuo nos preços das aves. O resultado foi a alta de 0,91% no índice geral (IPR).

Os preços do feijão, que se mantiveram em níveis elevados no primeiro semestre, seguem a tendência de queda no segundo semestre, devido à boa colheita da segunda safra e à demanda enfraquecida pela elevada taxa de desemprego e de perda de renda dos consumidores.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.