Economia: Preços agrícolas sobem 0,63% na terceira quadrissemana de outubro

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço

ter, 28/10/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,63% na terceira quadrissemana de outubro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou pequeno recuo, de 0,33 ponto percentual, em relação à quadrissemana anterior, mas manteve a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço (amendoim, banana, laranja, soja, tomate, boi gordo e suíno), enquanto onze tiveram reduções (arroz, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, trigo, aves, leite e ovos). O destaque de alta continuou sendo o preço do tomate (+57,89%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na batata (-17,02%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas, mesmo com a queda nos dos grãos, fez com que o preço do grupo subisse 1,42%. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de boi gordo e suínos foi mais que compensado pela redução nos preços de aves, leite e ovos, o que levou à retração de 1,04% no preço do grupo. O resultado foi a alta de apenas 0,63% no índice geral (IPR).

As cotações do milho não vêm conseguindo manter-se, mesmo num período de entressafra, em função da elevada produção da safrinha e do alto preço alcançado pela soja, fazendo com que os produtores prefiram reter a soja e vender seus estoques do cereal.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.