Economia: Preços agrícolas se mantém estáveis na terceira quadrissemana de abril

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço

seg, 26/04/2004 - 22h04 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas tiveram redução de 0,05% na terceira quadrissemana de abril de 2004, com a perda de 0,28 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. Assim, o índice de preços recebidos (IPR) pelos agricultores manteve-se praticamente estável.

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, banana, cebola, laranja, milho, trigo, boi, leite e suínos), enquanto oito tiveram reduções (batata, café, cana-de-açúcar, feijão, soja, tomate, aves e ovos). O destaque de alta foi o preço do milho (+18,01%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no tomate (-35,29%).

Entre os produtos de origem vegetal, o crescimento nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, apesar da redução nos preços das olerícolas, fez com que o preço do grupo tivesse elevação de 0,66%. Já no segmento animal, o aumento nos preços de boi, leite e suínos não compensou o recuo nas cotações de aves e ovos, levando a uma queda de 1,33% no preço do grupo. O resultado foi a redução de 0,05% no índice geral (IPR).

O preço do café voltou a recuar em função das recentes estimativas de maior produção brasileira, o que também afetou as cotações internacionais do produto.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.