Economia: Preços agrícolas no Estado de São Paulo caem 0,07%

Índice foi divulgado hoje pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 09/05/2005 - 10h18 | Do Portal do Governo

Mesmo com o ganho de 1,96 ponto percentual em relação ao mês passado, os preços agrícolas registraram queda de 0,07% na primeira quadrissemana do mês de maio, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve-se estável em função da recuperação da variação acumulada dos preços dos produtos de origem vegetal e da menor queda nos preços dos produtos de origem animal.

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços do subgrupo das olerícolas compensou a queda nas cotações dos subgrupos de grãos e frutas, o que elevou o preço do grupo em 0,78%. Já no segmento animal, o recuo nas cotações de boi e suínos, mesmo com a alta em aves, leite e ovos, levou à queda de 1,59% no preço do grupo. O resultado foi a queda de 0,07% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, sete apresentaram crescimento nos preços (amendoim, batata, cana-de-açúcar, tomate, aves, ovos e Leite), enquanto dez tiveram reduções (banana, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, trigo, boi e suínos).

Entre as altas, destaque para a batata, que subiu 35,58% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cotação de suínos, que apresentou queda de 24,90%

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de maio está disponível no site do IEA: www.iea.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)