Economia: Preços agrícolas mantêm tendência de alta (3,61%) em maio

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 24/05/2004 - 16h09 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas cresceram 3,61% na terceira quadrissemana de maio de 2004, embora com retração de 0,31 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) mantém, assim, a tendência de alta, em função da recuperação dos preços dos produtos de origem animal, cujo aumento se deve à forte expansão das exportações.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (amendoim, café, cebola, tomate, trigo, aves, boi, leite, ovos e suínos), enquanto nove tiveram reduções (algodão, arroz, batata, banana, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho e soja). O preço do tomate continuou como o destaque de alta (+100%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no algodão (-14,66%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento no preço do subgrupo das olerícolas, apesar da redução nos preços de grãos e frutas, fez com que o preço do grupo subisse 0,91%. Já no segmento animal, a alta nos preços de todos os produtos elevou o preço do grupo em 8,45%. O resultado foi o aumento de 3,61% no índice geral (IPR). É importante destacar que no acumulado do mês, até a terceira semana, o IPR apresenta alta de 1,68%, indicando uma estimativa de variação no mês da ordem de 2,20%.

O preço da soja apresentou forte baixa em função do bom desenvolvimento da safra norte-americana e da redução das compras chinesas, que derrubaram a cotação do produto nos mercados internacionais.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.