Economia: Preços agrícolas mantêm queda na segunda quadrissemana de julho

Redução foi de 1,02% em relação à semana anterior

seg, 18/07/2005 - 11h45 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas continuaram em queda na segunda quadrissemana de julho. Com perda de 1,02 ponto porcentual em relação à semana anterior, o índice registrou queda de 1,49%. É o que informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório apresentado nesta segunda feira (18), o IPR (Índice de preços recebidos pelos produtores), manteve a tendência de queda, observada desde junho, em função da baixa nos preços dos produtos de origem vegetal e principalmente nos do segmento animal, pressionados pela valorização do Real e pelas cotações internacionais desfavoráveis das commodities.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, onze apresentaram redução nos preços (arroz, banana, batata, café, soja, tomate, trigo, aves, boi, leite e ovos) enquanto sete tiveram crescimento (algodão, amendoim, cebola, feijão, laranja, milho e suínos)

Entre as altas, destaque para o amendoim e para o algodão, que subiram 27,78% e 22,73%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a batata (-25%) e para o tomate (-13,46%).

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na Segunda quadrissemana do mês de julho está disponível no www.iea.sp.gov.br.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)