Economia: Preços agrícolas fecham janeiro com queda de 1,99%

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram aumento no preço em janeiro

seg, 02/02/2004 - 15h17 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) caiu 1,99% em janeiro, ficando 3,09 pontos percentuais abaixo do de dezembro de 2003. Neste início de ano, quando se inicia a colheita da safra de verão 2003/04, os preços agrícolas vêm apresentando expressiva queda, em função da fraca demanda interna e da valorização ocorrida no real

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram aumento no preço em janeiro (banana, batata, café, cebola, feijão, milho, soja e trigo). Entre os vegetais, a alta nos preços de oito produtos não compensou a queda em outros cinco produtos, resultando na redução de 0,76% no índice do grupo. A redução mais acentuada ocorreu no segmento animal, nas cotações de boi, leite, ovos suínos, o que gerou a variação negativa de 4,20% nos preços do grupo. O resultado foi a baixa de 1,99% no índice geral de preços agrícolas (IPR).

Os preços agrícolas no período de janeiro/2003 a janeiro/04

A variação acumulada do IPR nos últimos doze meses foi negativa em 1,35%, em comparação com a variação positiva de 7,17% do IGP-M e de 6,97% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 8,52 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 8,32 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. A variação mensal anualizada dos preços agrícolas vem perdendo para a inflação desde setembro de 2003.

Nos últimos doze meses, dez produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para algodão, amendoim, arroz e banana, cujo aumento acumulado foi superior a 20%, enquanto café, cebola, soja, tomate, boi e suínos registraram aumentos inferiores a 20%. Por sua vez, oito produtos tiveram reduções no preço, dos quais quatro com mais de 20% (batata, feijão, milho e ovos)

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.