Economia: Preços agrícolas encerram março com queda de 0,43%

Dos 19 produtos pesquisados, dez apresentaram aumento no preço em março

seg, 05/04/2004 - 20h10 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) caiu 0,43% em março, queda semelhante à observada em fevereiro de 2004. Os preços agrícolas continuaram em queda em plena colheita da safra de verão do ano agrícola 2003/04, e mesmo com a alta das commodities no mercado internacional, em função da fraca demanda interna e da valorização do real. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de janeiro:

Dos 19 produtos pesquisados, dez apresentaram aumento no preço em março (algodão, banana, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo, boi e suíno). Entre os vegetais, a alta nos preços de oito produtos, apesar da queda em cinco produtos, gerou elevação de 0,48% no índice do grupo.

Já no segmento animal, a redução nos preços de aves e ovos, mesmo com o crescimento na cotação dos suínos, gerou variação negativa de 2,08% nos preços do grupo. O resultado foi a queda de 0,43% no índice geral de preços agrícolas, ligeiramente inferior à observada no mês anterior.

Preços agrícolas no ano de 2004

Em 2004, a variação acumulada do IPR foi negativa em 2,86%, em comparação com a variação positiva de 2,73% do IGP-M e de 1,08% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica que continuou, no período, a perda do poder de troca dos agricultores, de 5,59 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 3,94 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

No ano, onze produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para batata, café, cebola, feijão e soja, que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já algodão, banana, milho, trigo, ovos e suínos registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto oito produtos tiveram reduções no preço, dos quais dois com mais de 20% (amendoim e tomate) (ver tabela).

Preços agrícolas nos últimos 12 meses

A variação mensal anualizada, em março, indica que desde abril de 2003 se observa um recuo contínuo do IPR, que ficou, a partir de setembro, inferior ao IGP-M e entrou em 2004 com valores negativos. Essa forte queda, a partir de setembro, reduziu o índice acumulado para –5,81% em março de 2004, em comparação com 5,08% do IGP-M e 4,61% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, estão apresentando perda de 10,89 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 10,42 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Nos últimos 12 meses, oito produtos apresentaram crescimento positivo no preço, dos quais seis com altas superiores a 20% e dois com taxa menor que 20% .

Produtos que se destacaram

Nos últimos 12 meses, o arroz foi o destaque entre os produtos analisados, com expressiva alta nas suas cotações (35%), em função de menor oferta por problemas climáticos em 2003 e pelo fato de que a safra atual está no início da colheita

Em 2004, a batata vem mantendo-se como o destaque entre os produtos analisados. Apresenta a maior alta de preço no ano (65,52%) devido à menor oferta na safra das águas do ano agrícola 2003/04. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

A soja foi o produto que apresentou a maior alta em março (19,35%), em função da quebra de safra no Brasil e na Argentina, o que ocasionou elevação dos preços em todos os mercados internacionais. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

O preço do milho reagiu em fevereiro de 2004, em função das estimativas iniciais de quebra de safra, menor oferta na safrinha e elevadas exportações no primeiro trimestre do ano. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

O feijão apresentou expressiva alta em março, com o final da colheita das águas e a expectativa desfavorável para a próxima safra em virtude de problemas climáticos. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.