Economia: Preços agrícolas disparam em São Paulo

Dos 19 produtos analisados, 11 apresentaram crescimento nos preços

seg, 17/02/2003 - 15h13 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 6,15% na segunda quadrissemana de fevereiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou, nas últimas quatro semanas, acréscimo de 3,53 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior.

No entanto, o acumulado de fevereiro ficou em 1,05%, indicando que o IPR do mês poderá atingir valores menores do que os que vem sendo observados, de acordo com o coordenador da pesquisa, Nelson Martin.

Dos 19 produtos analisados, 11 apresentaram crescimento nos preços (algodão, amendoim, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, tomate, boi gordo e ovos), enquanto seis tiveram reduções (banana, cebola, milho, soja, aves e suíno).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas, apesar da queda nos preços dos grãos, fez com que o preço do grupo tivesse alta de 6,99%.

No segmento animal, o crescimento das cotações de boi gordo e ovos, mesmo com a queda nos preços de aves e suínos, contribuiu para elevar o preço do grupo em 4,42%.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.

Do Instituto de Estudos Agrícolas
C.A