Economia: Preços agrícolas de março sobem 5,86%, maior alta desde 2002

Relatório é do Instituto de Economia Agrícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

seg, 04/04/2005 - 10h38 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 5,86% em março, informou nesta segunda-feira, dia 4, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) apresentou ganho de 4,12 pontos porcentuais em relação a fevereiro, em função da confirmação das perdas da safra de grãos por estiagem na região Centro-Sul do país e dos ganhos apresentados pelos produtos de origem vegetal no mercado internacional.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, onze apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, milho, soja, tomate, trigo e leite). No segmento dos vegetais a alta na cotação de dez itens gerou uma elevação de 10,30% no índice do grupo. No segmento animal, o crescimento nas cotações de leite não impediu a variação negativa de 2,13% no preço do grupo. O resultado final foi o aumento de 5,86% no índice geral de preços, maior alta desde 2002.

A pesquisa aponta ainda que, em 2005, a variação acumulada do IPR foi de 8,20%, em comparação com 1,55% do IGP-M e 1,63% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam recuperação do poder de troca dos agricultores de 6,65% em relação ao IGP-M e de 6,57% frente ao IPC-Fipe.

De acordo com os pesquisadores do IEA, em 2005, treze produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para a batata, café, cebola, milho, tomate e trigo que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, seis produtos apresentaram reduções no preço (algodão, amendoim, arroz, aves, boi e suíno).

A pesquisa aponta ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 22,13%. No período, os destaques foram batata, café e tomate que apresentaram alta superior a 60%.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de março está disponível na internet, no site www.iea.sp.gov.br.

Instituto de Economia Agrícola / Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)