Economia: Preços agrícolas crescem na primeira quadrissemana de maio

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço

seg, 10/05/2004 - 15h28 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas cresceram 2,02% na primeira quadrissemana de maio de 2004, com ganho de 1,14 ponto percentual em relação ao mês de abril.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta, em função de menor estimativa da safra de grãos do ano agrícola 2003/04 e da desvalorização do real. Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço (amendoim, banana, batata, cebola, laranja, milho, tomate, trigo, aves, boi e leite), enquanto oito tiveram reduções (algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, soja, ovos e suínos).

O destaque de alta foi o preço do tomate (+43,48%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada nos ovos (-13,56%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços de todos os subgrupos fez com que o preço do grupo subisse 2,18%. Já no segmento animal, a alta nos preços de aves, boi e leite mais que compensou a diminuição nas cotações de aves e suínos, elevando o preço do grupo em 1,74%.

O resultado foi o aumento de 2,02% no índice geral (IPR). O preço do frango (aves) iniciou o mês de maio com expressiva recuperação, em função da diminuição do alojamento de pintinhos e do crescimento das exportações

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.