Economia: Preços agrícolas caem na primeira quadrissemana de janeiro

Dos 19 produtos analisados, oito apresentaram crescimento no preço

ter, 13/01/2004 - 15h36 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação negativa de 0,81% na primeira quadrissemana de janeiro de 2004, com queda de 2,91 pontos percentuais em relação a dezembro último. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) reverte, assim, a tendência de crescimento.

Dos 19 produtos analisados, oito apresentaram crescimento no preço (algodão, arroz, cebola, feijão, tomate, trigo, ovos e suíno), mas dez tiveram reduções (amendoim, banana, batata, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, aves e bovino). O destaque de alta ficou por conta do preço do tomate (+42,86%), enquanto a redução mais destacada foi verificada nas aves (-11,39%).

Entre os produtos de origem vegetal, a elevação nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas não foi suficiente para compensar o recuo nos preços das frutas, fazendo com que o preço do grupo tivesse queda de 0,04%. Já no segmento animal, a queda nas cotações do boi gordo e das aves, apesar do crescimento no preço de ovos e suínos, levou o preço do grupo à redução de 2,19%. O resultado foi a retração de 0,81% no índice geral (IPR).

Os preços do feijão, que está em plena colheita da safra das águas do ano agrícola 2003/04, vêm se mantendo devido às intensas chuvas no sul – a principal região produtora neste período – que estão atrasando a colheita

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.