Economia: Preços agrícolas caem 3,81% na segunda quadrissemana de maio

Dos 19 produtos analisados, apenas seis apresentaram crescimento no preço

seg, 19/05/2003 - 16h16 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 3,81% na segunda quadrissemana de maio, apresentando, porém, recuperação de 1,81 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, assim, a variação negativa.

Dos 19 produtos analisados, apenas seis apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, batata, cana-de-açúcar, e leite), enquanto doze tiveram reduções (banana, café, cebola, laranja, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo, ovos e suíno). O destaque de alta foi mantido pelo arroz (16,42), enquanto a maior queda foi verificada no tomate (-45,86%).

Entre os produtos de origem vegetal, a diminuição nos preços de todos os subgrupos (grãos+café, frutas e olerícolas), apesar do aumento na cana-de-açúcar, fez com que o preço do grupo recuasse 1,89%. No segmento animal, a queda nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, mesmo com o aumento no preço do leite, contribuiu para que o preço do grupo caísse 7,84%. O resultado foi a forte retração de 3,81% no índice geral (IPR).

Nesta quadrissemana, observou-se expressiva queda nos preços do milho em função da aceleração da colheita e da previsão de safra elevada do milho safrinha

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A