Economia: Preços agrícolas aumentam 0,43% na segunda quadrissemana de dezembro

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 15/12/2003 - 15h39 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 0,43% na segunda quadrissemana de dezembro, com ganho de 0,03 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, na prática, a taxa de crescimento.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (amendoim, arroz, banana, batata, café, feijão, milho, soja, trigo e aves), enquanto sete tiveram reduções (cebola, laranja, tomate, boi gordo, leite, ovos e suíno). O destaque de alta foi o preço do amendoim (+9,47%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na cebola (-16,67%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços do subgrupo dos grãos, apesar do recuo nos preços de frutas e olerícolas, fez com que o preço grupo tivesse alta de 0,73%. Já no segmento animal, o crescimento na cotação das aves não impediu que o preço do grupo caísse 0,19% por causa da redução nos preços de boi, leite, ovos e suínos. O resultado foi a elevação de 0,43% no índice geral (IPR).

O preço do café apresentou expressiva alta na segunda quadrissemana de dezembro (+7,57%), em função da recuperação das cotações no mercado internacional, devido à expectativa de menor oferta mundial no ano safra 2004/05.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.