Economia: Preços agrícolas apresentam queda na terceira quadrissemana de março

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

seg, 22/03/2004 - 15h17 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 1,02% na terceira quadrissemana de março, com perda de 0,32 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, assim, a tendência de baixa.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (algodão, banana, batata, café, cebola, feijão, soja, trigo, boi e suínos), enquanto sete tiveram reduções (amendoim, arroz, cana-de-açúcar, laranja, milho, tomate e aves). O destaque de alta foi o preço do feijão (27,27%), enquanto a queda mais acentuada foi verificada no preço das aves (14,97%).

Na terceira quadrissemana de março, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na terceira quadrissemana de março, foi o seguinte:

Entre os produtos de origem vegetal, o recuo nos preços das frutas, apesar do aumento nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas, fez com que o preço do grupo caísse 0,35%. No segmento animal, o aumento nos preços do boi e dos suínos foi mais que compensado pela retração nas cotações das aves, levando o preço do grupo à redução de 2,21%. O resultado final foi a diminuição de 1,02% no índice geral (IPR).

O preço da soja continuou ascendente, à medida que aumentou a quebra das safras brasileira e argentina.

Assim, o produto no mercado de Chicago atingiu as maiores cotações desde 1988, o que refletiu nos preços recebidos pelos sojicultores, compensando em parte a valorização do real.

Nelson Batista Martin Instituto de Economia Agrícola
C.A.