Economia: Preços agrícolas apresentam alta de 0,46% na 2ª quadrissemana de agosto

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

ter, 16/08/2005 - 11h35 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram alta de 0,46% na segunda quadrissemana de agosto, com recuperação de 1,47 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior, é o que aponta o levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) voltou a apresentar leve tendência de alta em função do crescimento nos preços dos produtos de origem vegetal e de pequena baixa nos preços dos produtos de origem animal, pressionados pela valorização do real.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (banana, cana-de-açúcar, laranja, soja, tomate, trigo, aves, leite e suínos), enquanto sete tiveram reduções (batata, café, cebola, feijão, milho, boi e ovos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+11,11%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu na cebola (-28,79%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda no preço dos subgrupos de grãos e olerícolas foi compensada pela alta das frutas e da cana-de-açúcar, elevando o preço desse grupo em 0,90%. Já no segmento animal, o recuo nas cotações de boi e ovos não foi compensado pela alta de aves, leite e suínos, o que levou à queda de 0,34% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 0,46% no índice geral (IPR) na quadrissemana.

A cotação do milho vem apresentando queda nos últimos meses, mesmo com a redução 17,50% na produção ocorrida na safra 2004/05. Isto se deve à intensificação da comercialização da safrinha.

Informações completas no site do IEA: www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

J.C.