Economia: PM economiza quase 6% na compra de 2.164 pistolas via pregão

Pregão foi realizado nesta terça-feira, dia 19

ter, 19/07/2005 - 19h15 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar adquiriu, nesta terça-feira, dia 19, 2.164 pistolas calibre 40 no Pregão Presencial realizado no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Centro da Capital.

O evento permitiu uma economia de aproximadamente 6% do valor previsto para compra do armamento o que significa cerca de R$ 178.530. Com a iniciativa, cada pistola calibre 40 sairá por R$ 1.397.

Mesmo com a participação de apenas uma empresa – Taurus – no Pregão, a Polícia conseguiu a aquisição das armas com redução de preços. “Apesar do comparecimento de somente uma empresa, o preço da pistola saiu menor do que no ano passado”, afirma o chefe da Divisão de Patrimônio e Pesquisa da Polícia Militar, major Weber Marins Guerreiro.

Segundo Guerreiro, as pistolas serão destinadas a diversas Organizações Policiais Militares da Capital e do Interior. “A idéia é modernizar os equipamentos da PM, tanto que alteramos a compra de revólveres e demos preferência às pistolas”, conta.

Segurança

De acordo com o tenente Adélcio Pereira da Silva, da Diretoria de Logística da Polícia Militar, a pistola calibre 40 possui em sua estrutura 11 tiros, enquanto o revólver de calibre 38 tem apenas sete. Além disso, a retirada dos cartuchos da pistola é mais rápida. “A pistola é muito mais prática e, por isso, o policial corre menos riscos.” E ainda explica: “Logo que se atira com a pistola, você breca o indivíduo, o que não acontece com outras armas”.

Economia

No ano passado, as pistolas que foram compradas eram de tenox. Este material evita que o armamento enferruje, pois se cria uma camada de proteção entre o oxigênio e o ferro da própria arma. E esse processo encarece o produto.
As pistolas adquiridas este ano passam por um procedimento mais barato – a oxidação – que também evita a ferrugem.

Renata De Salvi
Da Secretaria da Segurança Pública
C.A.