Economia: Estudo mostra expectativas de consumo em São Paulo

Pesquisa terá resultados divulgados dia 28

seg, 27/01/2003 - 20h22 | Do Portal do Governo

Os resultados da pesquisa Expectativas de Consumo, referente ao primeiro trimestre de 2003, promovida pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (PROVAR-FIA), serão divulgados nesta terça-feira, dia 28, às 10 horas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, durante uma coletiva de imprensa.

O estudo, que está em na 14ª edição, analisa o comportamento do consumidor quanto à intenção de compra nos segmentos de automóveis, eletro-eletrônicos, informática, linha branca, material de construção, móveis, cama, mesa, banho, foto e ótica.

Coordenado pelos professores Claudio Felisoni de Angelo , João Paulo Lara de Siqueira e Luiz Paulo Lopes Fávero, o estudo contou com uma amostra de 408 consumidores de várias classes e regiões da cidade de São Paulo.

O levantamento constatou que os segmentos com maior intenção de compra foram o de automóveis (17,9%), informática (11,0%) e eletro-eletrônicos (8,8%). Neste trimestre, o percentual de consumidores que não pretende comprar produtos dos segmentos pesquisados subiu para 34,8%, contra 27,5% no trimestre anterior.

Os únicos segmentos que não apresentaram queda na intenção de compra, em relação ao trimestre anterior, foram a linha banca, eletro-eletrônicos e automóveis. O segmento de eletro-eletrônicos apresentou elevação da intenção de gastos em mais de 35% e aumento da intenção de compra acima de 18%. Houve um aumento considerável de intenção de gastos nos segmentos cujos preços são influenciados pela cotação do dólar.

Mais informações: (011) 3813-6467 e 3815-0356, ou pelo e-mail provar@fia.com.br.

Local: Av. Luciano Gualberto, 908, Prédio FEA-1, sala C-8, Cidade Universitária, São Paulo

Da Agência USP
C.A