Economia: Cotações agrícolas estão em alta no Estado

Dos 19 produtos analisados pelo IEA, 7 apresentaram valorização nas cotações

ter, 22/04/2003 - 15h20 | Do Portal do Governo

O índice geral de preços recebidos pelos produtores paulistas (IPR) fechou a segunda quadrissemana de abril com aumento de 0,85% em relação ao resultado anterior, mantendo, assim, a tendência de alta verificada desde o início de março, de acordo com pesquisa semanal realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

No entanto, a variação observada nesta segunda quadrissemana do mês ficou abaixo da variação de 3,58% registrada na primeira quadrissemana do mês.

Dos 19 produtos analisados pelo IEA, 7 apresentaram valorização nas cotações (banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, tomate, leite e ovos), enquanto 9 tiveram redução (algodão, arroz, café, feijão, laranja, milho, soja, aves e suíno). Os produtos que não apresentaram oscilações de preços no período foram o boi gordo, o amendoim e o trigo.

No grupo de produtos vegetais, os grãos e as frutas fecharam a quadrissemana em queda, enquanto os preços das olerícolas subiram. As cotações da soja e do milho registraram desvalorização de 9,97% e 4,65%, respectivamente, motivada, sobretudo, pela intensificação da colheita no país, segundo Nelson Martin, diretor do IEA e coordenador da pesquisa.

No entanto, o forte aumento nos preços da batata (29,63%), cebola (30,95%) e do tomate (20,74%) sustentou o grupo de vegetais, que fechou a segunda quadrissemana com variação positiva de 0,87%.

O grupo e produtos de origem animal fechou o período com aumento de 0,74%, puxado principalmente pela valorização de 4,55% no preço do leite e pelo acréscimo de 8,04% nas cotações dos ovos. Os preços das aves e dos suínos fecharam a quadrissemana com recuos de 2,60% e 10,79%, apontou o estudo do IEA.

Do Instituto de Economia Agrícola
C.A