Ecologia: Pesquisadores da USP descobrem nova espécie de periquito na Amazônia

Tráfico de aves silvestres pode colocar a Aratinga pintoi na lista de animais ameaçados

qua, 23/02/2005 - 10h52 | Do Portal do Governo

Nem bem a Aratinga pintoi foi descoberta e já necessita de cuidados especiais para não ser extinta. O mais novo periquito brasileiro, conhecido popularmente pelo nome de cacaué, precisa ser protegido antes que os traficantes de animais silvestres cheguem ao seu habitat, em Monte Alegre (PA), distante 623 quilômetros de Belém. ‘Como o cacaué vive em uma área muito restrita, um processo intenso de captura pode colocá-lo rapidamente na lista de animais ameaçados de extinção’, afirma o biólogo Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o pesquisador, por muito tempo a Aratinga pintoi foi confundida com uma parente próxima, a Aratinga solstitialis, conhecida popularmente por jandaia-sol. ‘Pensava-se tratar-se de um híbrido entre espécies do grupo ou de uma plumagem de imaturo’. Após visitar várias coleções no Brasil e no exterior, observando cuidadosamente exemplares da jandaia-sol e do cacaué, o grupo de Silveira pôde desfazer o engano, que já perdurava por quase um século (os primeiros exemplares da Aratinga pintoi datam de 1906).

O maior problema agora, segundo ele, é que o anúncio da descoberta do novo periquito pode fomentar o tráfico, ilegal e altamente prejudicial a esta espécie. ‘Gostaríamos de fazer uma recomendação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e às autoridades paraenses no sentido de que tenham atenção com o tráfico de animais silvestres nesta região’, avisa Silveira.

Outro fator que aumenta o risco da espécie é a sua pequena população. Por ser um animal cujo habitat se restringe a áreas de vegetação aberta, e na Amazônia elas são poucas e fragmentadas, o pesquisador acredita que provavelmente não existam muitas A. pintoi na natureza. Estas áreas abertas, existentes no meio da floresta amazônica, podem propiciar ainda outros frutos. ‘Pode haver outras espécies não descritas nesta região, como esta que acabamos de descobrir’, explica.

Espécie endêmica

A Aratinga pintoi, que mede cerca de 30 centímetros, é uma espécie endêmica da região de Monte Alegre, onde é bem conhecida e relativamente fácil de ser encontrada. Silveira conta que, em uma de suas viagens ao local, em apenas quatro horas conseguiu documentar diversos aspectos da biologia da nova espécie: fotografou, gravou vocalizações da ave, descobriu um ninho e capturou cinco exemplares, hoje depositados no Museu de Zoologia (MZ) da USP.

As principais características que distinguem a Aratinga pintoi das outras espécies do grupo são baseadas na coloração de sua plumagem, como traços de amarelo-claro misturados com verde nas asas e no dorso, laranja-claro na região ventral e nos flancos, e raque (haste) negra nas penas da região peitoral.

A pesquisa foi publicada, nesta semana, na revista de ornitologia The Auk, a mais importante desta área. Assinam o estudo, além de Silveira, Flávio César Thadeo de Lima e Elizabeth Höfling, todos pesquisadores do IB. Este projeto de estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e teve o apoio do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), além da United Parcel Service Brasil (UPS Brasil).

Da Agência USP
Por André Benevides

(LRK)