Ecologia: IPT debate pela internet degradação de embalagens no meio ambiente

Assunto será tema do bate-papo desta terça-feira, dia 30

ter, 30/07/2002 - 9h10 | Do Portal do Governo

Para discutir o problema da destinação e degradação do lixo, que tanto prejudica a natureza, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) abre espaço, nesta terça-feira, dia 30, em seu bate-papo na internet, para o tema ‘Degradação de embalagens e sua interação com o meio ambiente’.

Uma grande parte das toneladas de rejeitos e resíduos de bens consumidos, genericamente chamados lixo, é constituída de embalagens usadas, de diferentes materiais, cada um com comportamento próprio quanto à sua degradação no meio ambiente.

A degradação dos materiais nem sempre ocorre dentro dos padrões de tempo, pois depende de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.

O debate com os interessados será conduzido pela química industrial Mara Lúcia Dantas, mestre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), que trabalha no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT desde 1989. A pesquisadora também trabalhou, por quatro anos, no Laboratório de Materiais Poliméricos do IPT.

Participe do chat, das 11h às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat