Ecologia: IPT debate pela internet degradação de embalagens no meio ambiente

Assunto será tema do bate-papo da próxima terça-feira, dia 30

qui, 25/07/2002 - 13h22 | Do Portal do Governo

Atualmente, vivemos num ambiente em que a natureza é muito agredida. Toneladas de matérias-primas, provenientes de diversas partes do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são genericamente chamados lixo. Uma grande parcela desse material descartado é constituído de embalagens usadas, de diferentes materiais, cada um com comportamento próprio quanto à sua degradação no meio ambiente.

A degradação dos materiais nem sempre ocorre dentro dos padrões de tempo (ver tabela abaixo), pois depende de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.

Como contribuição ao assunto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) debate na próxima terça-feira, dia 30, em seu bate-papo na internet, o tema ‘Degradação de embalagens e sua interação com o meio ambiente’.

O debate com os interessados será conduzido pela química industrial Mara Lúcia Dantas, mestre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), que trabalha no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT desde 1989. A pesquisadora também trabalhou, por quatro anos, no Laboratório de Materiais Poliméricos do IPT e, anteriormente, em empresas de materiais flexíveis para embalagens.

Participe do chat, das 11h às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat