Duas rodovias da Região de Marília serão recuperadas pelo Governo do Estado

As obras fazem parte do Programa de Recuperação de Estradas, desenvolvido pelo DER em parceria com o BID

sáb, 08/03/2003 - 13h05 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou a Região de Marília neste sábado, dia 8, para iniciar a recuperação de estradas nos municípios de Echaporã e Pompéia. As obras serão financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa de Recuperação de Estradas, desenvolvido pelo Departamento de Estradas e Rodagem – DER.

Echaporã

No município de Echaporã, o governador deu início aos trabalhos de recuperação dos lotes 18 e 19, da rodovia Rachid Rayes (SP-333), localizado entre os km 334,1 e 401,1, numa extensão de 67 quilômetros, trecho Marília-Echaporã-Assis. As empresas vencedoras das licitações são a Ferreira Guedes (lote 18) e a S.A. Paulista (lote 19). O investimento total será de 15,9 milhões, sendo R$ 10 milhões referentes ao lote 18 e R$ 5,9 milhões, ao lote 19. As obras vão beneficiar 300 mil moradores da região e gerar mais de 400 empregos. O prazo de execução é de até 12 meses.

Alckmin definiu a SP-333 como a “rodovia do emprego do setor do agronegócio”, pois com a obra pronta, o escoamento da produção será facilitado na região. “A produção mais predominante é o milho, a soja e o arroz”, destacou ele, acrescentando que com a melhora da rodovia muitas empresas vão se instalar na região trazendo desenvolvimento.

Pompéia

No município de Pompéia, Alckmin acompanhou o início dos trabalhos de recuperação do lote 16, da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre os km 457,9 e 503,2. Ao todo, serão recuperados 45,3 quilômetros, que compreendem o trecho Marília-Pompéia-Oriente-Quintana. A empresa vencedora da licitação é a Camargo Corrêa S.A. e o valor do investimento é de R$ 27,4 milhões.

As obras devem durar cerca de 12 meses e vão beneficiar os 230 mil moradores locais e gerar cerca de 200 empregos. O morador José Marques Camboy contou que o recapeamento vai diminuir o tempo de viagem dos moradores. “Somos obrigados a dirigir com muita atenção para desviarmos dos buracos”, desabafou Camboy.

Segundo Alckmin, a obra vai ser um grande canal de desenvolvimento, uma grande rodovia de promoção de emprego na região. ‘Estamos investindo R$ 27 milhões nesta 1ª fase, que atinge 45 km da SP 294’, afirmou ele, explicando que a 2ª fase será de Quintana até Iacri, e a 3ª, de Iacri até Adamantina.

O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, destacou que as rodovias vão ficar com padrão de segurança internacional de tráfego. ‘Esse é um programa inédito no sistema rodoviário’, afirmou o secretário, acrescentando que o projeto tem vida útil de 10 anos.

Programa de Recuperação de Rodovias

Desenvolvido pelo Departamento de Estradas e Rodagem – DER, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Programa de Recuperação de Estradas tem como principal objetivo proporcionar maior segurança dos usuários das estradas paulistas. Por isso, o BID exige que se dê especial atenção aos itens de segurança de tráfego (sinalização horizontal e vertical, obras de arte especiais, muros de proteção entre outros), Meio Ambiente (passivo ambiental: tratamento de taludes, encaminhamento das águas, impactos na região, cercas para evitar invasões etc.).

Além disso, fazem parte do programa a construção ou restauração de acostamentos e obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas); adaptar rotatórias; implantar terceiras faixas em trechos de aclives, ciclovias e calçadas, onde a via cruzar área urbana; e ainda, intervenção nos terminais de ônibus com a finalidade de facilitar a circulação de todos os usuários, incluindo os deficientes físicos.

O Programa do DER, em parceria com o BID, desenvolve-se prioritariamente dentro da faixa de domínio, e as estradas foram objeto de estudos ambientais detalhados, encaminhados à Secretaria do Meio Ambiente, que emitiu o Certificado de Dispensa de Licença Ambiental. Além disso, os projetos de recuperação melhorarão as condições ambientais na área de influência das estradas componentes do Programa.

O critério de escolha das rodovias que compõem os lotes é estritamente técnico, onde se levam em consideração diversos fatores, tais como: volume do tráfego, classificação do tráfego, estado de conservação da rodovia de um modo geral (pavimento, drenagem, acostamento e talude) e grau de segurança do tráfego.

Nas duas etapas serão recuperados 1.370 quilômetros de rodovias. Na primeira fase, há previsão de investimentos na realização das obras de, aproximadamente, R$ 340 milhões; e, na segunda fase do Programa, existe somente previsão de investimento dos projetos executivos, que é da ordem de R$ 7 milhões. O valor do empréstimo, para as duas fases, é de US$ 120 milhões, contraído junto ao BID, e a contrapartida do Governo é de US$ 120 milhões, totalizando, US$ 240 milhões.

Gláucia Basile / Valéria Cintra