Dracena sedia a 4ª etapa dos Jogos Regionais dos Idosos de 2005

No total o evento contou com a participação de 1400 atletas da terceira idade

sex, 10/06/2005 - 20h26 | Do Portal do Governo

Atletas das regiões Dracena, Adamantina e Araçatuba lotaram Ginásio Municipal de Dovilho Moura, em Dracena para assistir à solenidade de abertura da quarta etapa dos Jogos Regionais dos Idosos – Jori, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Mais que uma disputa o evento, que está em sua 9ª edição, é uma oportunidade para reintegrar as pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Participam deste Jori 1400 atletas, com idade mínima de 60 anos. Os competidores representam 45 cidades paulistas, onde os Fundos Sociais Municipais desenvolvem atividades junto à terceira idade.

Estiveram na abertura a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, o deputado Edson Aparecido, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Dracena, Elzio Stelato, e a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade de Dracena, Kátia Stelato, o presidente Banco Nossa Caixa, Carlos Eduardo da Silva Monteiro, parceiro da iniciativa.

As competições, que prosseguem neste sábado, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

A premiação geral será domingo, dia 12, mas os primeiros vencedores já são conhecidos. Dracena, ficou com o troféu de coreografia, dançando forró. Araçatuba e Birigüi ficaram, respectivamente, com segundo e terceiro lugares.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem vaga nas finais, realizadas em Praia Grande, no mês de novembro deste ano.

Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Novas políticas para a melhor idade

Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, diz que todos os atletas são campeões, pela alegria e pelo espírito fraterno e solidário que o esporte proporciona. “A integração e participação do cidadão idoso na sociedade valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Participante dos Jogos Regionais dos Idoso, João Barbosa, de 69 anos, só começou a praticar esportes quando entrou na chamada melhor idade. Reunindo-se freqüentemente com outros aposentados diz que quando estão juntos não pensam na idade, apenas na diversão. Como os jovens, brinca ele. “A disposição que temos dá inveja a muita gente mais nova”, comentou.

Jogadores de bocha e malha da cidade de Alto Alegre, José de Almeida, 70 anos, e Joaquim Antônio de Leme Filho, 65 anos, ressaltam a alegria e o estímulo dos Jogos Regionais dos Idosos para os atletas. “Eu nunca imaginei que com essa idade eu fosse viver momentos tão maravilhosos como os de hoje”, exalta Almeida. “O Jori é uma porta aberta para a felicidade. Essa é uma grande oportunidade para nos relacionarmos e nos sentirmos úteis e ativos na sociedade”, diz Joaquim Leme, que pede mais iniciativas de inclusão e de diversão para a terceira idade.

As mulheres de Pacaembu deixam o entusiasmo contagiar todos ao seu redor. Chamada de Maria Alegria, Maria Lisboa Aguiar, de 78 anos, diz que os Jogos dos Idosos são a chance de vivenciar uma nova juventude. “É como se a vida começasse agora”, exagera ela. Seguindo o mesmo exemplo, sua colega na equipe de coreografia Tereza Monzane Frias, 74 anos, conta que a vida inteira trabalhou para manter a família. Agora, com os filhos casados, sente-se livre para viver a liberdade. Ela aconselha todos os idosos a praticar uma atividade, pois além de saúde, ganhou também em alegria: “É tão bom participar do Jori, treino muito e não vejo a hora de chegar o dia do campeonato. Isso tudo me dá vida.”

Próximos jogos

As próximas competições serão realizadas entre os dias 19 e 21 de agosto em São Manoel, reunindo atletas das regiões de Itapetininga, Bauru e Marília e dias 16, 17 e 18 de setembro na Capital (regiões norte, sul, leste e oeste); a etapa final em Praia Grande, com data a ser definida.

Jaina Carvalho