Donativos para vítimas do maremoto ainda podem ser entregues até quinta-feira, dia 6

Alimentos, cobertores e roupas devem ser entregues no depósito do Fundo Social de Solidariedade do Estado

seg, 03/01/2005 - 13h20 | Do Portal do Governo


Os interessados em colaborar com as vítimas do maremoto na Ásia e África, que não conseguiram fazer as doações durante a festa de Réveillon na Avenida Paulista, ainda podem entregar donativos. A Defesa Civil do Estado vai receber alimentos não perecíveis, roupas e cobertores até esta quinta-feira, dia 6, no depósito do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), no bairro do Jaguaré, Zona Oeste da Capital.

As ondas gigantes (tsunamis) que atingiram diversos países do Sul e Sudeste Asiático, até a África, na semana passada, mataram aproximadamente 150 mil pessoas e deixaram milhares de desabrigados.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Celso Camargo, os itens que podem ser doados pela população de São Paulo obedecem a uma solicitação do Consulado do Sri Lanka. Eles pediram auxílio no envio de arroz, farinha de trigo, roupas e cobertores. Segundo informações divulgadas pela imprensa, mais de 1 milhão de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas naquele país.

Alimentos, roupas e cobertores

Celso Camargo informou que foram arrecadados na noite do dia 31 de dezembro quatro toneladas de alimentos e 80 mil peças, entre roupas e cobertores. O governador Geraldo Alckmin também autorizou a doação de 9,8 milhões de unidades de medicamentos, fabricados pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), para os países atingidos pelo maremoto. Entre os medicamentos que serão enviados estão antibióticos, antitérmicos, antiinflamatórios e analgésicos. De acordo com o governador, esses remédios são muito importantes, dada a natureza dos problemas de saúde decorrentes da catástrofe. Devido às precárias condições sanitárias e a falta de alimentos, a população dos países atingidos ficam expostas a doenças, como cólera, tifo e hepatite, entre outras.

Todos os donativos serão entregues ao Governo Federal, que os encaminhará aos países atingidos pelo maremoto.

Onde entregar os donativos

O endereço do depósito do Fussesp é Rua Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré, Zona Oeste da Capital. As entregas de donativos devem ser feitas até quinta-feira, dia 6 de janeiro, em horário comercial, das 9 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3745-3333.

Cíntia Cury