Dolcinópolis sedia encontro de Fundos Municipais da região de Jales

Reunião nesta terça-feira, dia 16, vai avaliar Programa de Padarias Artesanais

seg, 15/09/2003 - 9h46 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, preside nesta terça-feira, dia 16, reunião de avaliação dos programas de padaria artesanal implantados em 22 cidades da região de Jales. A reunião com os Fundos Municipais será realizada na cidade de Dolcinópolis, das 10 às 13h30, no Dolcinópolis Club (Rua Santo Antonio s/nº – Centro – Tel. (0xx17-3661-1250).

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de emprego e renda do Fussesp, o encontro visa promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região.

Para Maria Lúcia Alckmin, o programa Padarias Artesanais “leva a ética, a cidadania, a saúde e a dignidade às pessoas. Segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, desenvolvendo diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitam a solidariedade educacional e não apenas assistencialista, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda”.

Maria Lúcia credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios e aos vários parceiros do Programa, que no mês de agosto completou dois anos de sua implantação. Os beneficiários são 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 entidades sociais cadastradas na Capital.

Ao longo do período em que está à frente do Fundo Social, Maria Lúcia vem desenvolvendo, além do programa Padarias Artesanais, várias outras ações, que contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e de parcerias governamentais. Entre eles, destacam-se: Tece e Acontece, Casa de Brinquedos, Universidade Cidadã, Agentes Multiplicadores (Oficinas e Cursos), Jogos Regionais dos Idosos, Campanha do Agasalho e Semana da Solidariedade.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal é a elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitados, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e por entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os kits de Padaria Artesanal, compostos por forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700. Ao todo, já foram capacitados cerca de seis mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos, aproximadamente, três mil kits.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes, que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas são ministradas nas 13 células regionais do Fussesp.

Entre as comunidades beneficiadas estão: assentamentos, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, conjuntos habitacionais da CDHU, 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades cadastrados na Capital pelo Fussesp.

No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp pelo telefone (11) 3874-6766. Em Dolcinópolis, informações no Fundo Social de Solidariedade Municipal, telefone (017) 3636.1177. A avaliação do programa já se estendeu a 471 municípios.

O encontro desta quarta-feira será o décimo nono do ano. Os anteriores foram em Oswaldo Cruz, com a participação de 22 cidades da regional de Adamantina; Santa Cruz do Rio Pardo, com a participação de 25 cidades da regional de Ourinhos; Registro, com a participação de 24 cidades da região de Santos; Votuporanga, com a participação de 27 municípios da região de Jales; Castilho, com a participação de 20 cidades da região de Araçatuba; Buritizal, com a participação de 24 cidades da região de Franca; Nova Odessa, com a participação de 32 cidades da região de São João da Boa Vista; Itapeva, com a participação de 26 cidades; Lavínia, com a participação de 21 cidades da região de Araçatuba; em Gavião Peixoto, com a presença de 26 cidades da região de Araraquara; em Colina com a participação de 35 municípios; em Itupeva com a presença de 34 cidades da região de São João da Boa Vista; em Pompéia, com 25 municípios das regiões de Marília e Tupã; em Santa Rosa do Viterbo, com a presença de 25 cidades da região de Ribeirão Preto; em Águas de São Pedro com 27 municípios da região de Piracicaba; em Sabino com 26 municípios das regiões de Lins e Bauru; em João Ramalho com 32 municípios da região de Presidente Prudente; e em Mirassol com 31 cidades da regão de São José do Rio Preto.

Os municípios da região de Jales convidados para o encontro em Dolcinópolis são: Aparecida D’Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Rubnéia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, São Francisco, Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita d’Oeste, Santa Salete, Três Fronteiras, Urânia e Vitória Brasil.