Dois novos Infocentros começam a funcionar na Capital

Infocentros dos bairros São Mateus e São Miguel Paulista foram entregues pelo governador em exercício Walter Feldman

qui, 15/11/2001 - 15h02 | Do Portal do Governo


Infocentros dos bairros São Mateus e São Miguel Paulista foram entregues pelo governador em exercício Walter Feldman

Os moradores dos bairros São Mateus e São Miguel Paulista, localizados na Zona Leste da Capital, receberam nesta quinta-feira, dia 15, mais dois centros de acesso gratuito à internet. São os Infocentros, criados pelo Governo do Estado por meio do Programa Acessa São Paulo, que têm como objetivo combater a exclusão digital na população de baixa renda.

As unidades foram entregues pelo governador em exercício Walter Feldman. Durante a inauguração do Infocentro São Mateus, onde foram investidos R$ 31,2 mil, Feldman ressaltou estes centros oferecem à população da periferia a oportunidade de contato com um novo modelo educacional. “É uma atitude de cidadania. O país precisa investir na educação e formação das crianças e jovens e esta é uma ótima maneira”, disse.

O Infocentro de São Mateus já está em funcionamento há um mês e recebe cerca de 160 pessoas por dia. O coordenador do Programa Acessa São Paulo, Fernando Guarnieri, explicou que os Infocentros são abertos ao público imediatamente após a instalação das máquinas. “Antes do governador ir ao local inaugurar, os centros já ficam disponíveis aos interessados”, adiantou.

A maioria dos usuários em São Mateus é formada por jovens e crianças, conforme explica a presidente da Associação dos Moradores Jardim 9 de Julho, Carolina Rosa da Silva. A entidade cedeu o local onde este Infocentro está instalado e é responsável pela administração da unidade. “Às vezes temos que intensificar a organização, devido ao grande número de crianças que aparece”, comentou.

Os usuários têm direito a acessar a internet por 30 minutos. Fazer o próprio curriculum vitae e conhecer sites relacionados à busca de emprego e qualificações profissionais são prioridades da maioria dos interessados. Eles também são orientados logo de início a criarem sua conta de e-mail pessoal.

Na unidade de São Miguel Paulista, que recebeu R$ 48,5 mil de recursos estaduais, a expectativa é atender cerca de 1.200 pessoas por semana. Feldman afirmou na inauguração oficial deste Infocentro que os países em desenvolvimento deixam de avançar devido à carência na área educacional. “Está claro que para a transição ao mundo globalizado é necessário investir em educação e informática. É o que São Paulo vem fazendo”, disse.

Atualmente, são 19 pontos de acesso já colocados em funcionamento na Capital, equipados com 11 computadores e uma impressora. Cada unidade conta ainda com dois monitores treinados pela Escola do Futuro da USP, que auxiliam aos usuários no contato com as novas tecnologias.

A exclusão digital é um dos principais problemas do mundo moderno. Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos, principalmente com o aumento significativo de acessos à internet, estão gerando um novo foco de exclusão social.

Em São Paulo, por exemplo, apenas 2% da população das classes D e E têm possibilidades de contato com computadores, segundo pesquisas do Ibope em maio de 2000. “A meta é oferecer acesso a 3,5 milhões de pessoas até o fim de 2002. Isso representa um salto de 2% para 50% entre as classes menos favorecidas economicamente”, observa Guarnieri.

Para atingir esse número, até o fim deste ano deverão ser implantados 60 Infocentros na Capital e outros 64 em cidades do Interior. As unidades do Interior são instaladas em parceria com as prefeituras, sendo que os municípios de Avaré, Araçatuba, Sorocaba, Taubaté, Registro, São José dos Campos e Dracena já estão autorizados a receber os equipamentos.

Gislene Lima / Rogério Vaquero

* Foto a – d – Governador em exercício, Walter Feldman, inaugura Infocentro em São Mateus

* Foto a – b – Salas do Infocentro em São Miguel Paulista