Distrito Policial de Vila Clementino não abrigará mais presos

Com a retirada dos últimos oito detentos do 16º DP, Estado atinge a marca de 100 desativações em carceragens do Estado

qua, 09/04/2003 - 14h49 | Do Portal do Governo

Com a retirada dos últimos oito detentos do 16º DP, Estado atinge a marca de 100 desativações em carceragens do Estado

A carceragem do 16º Distrito Policial, localizado no bairro de Vila Clementino, Zona Sul da Capital, foi desativada nesta quarta-feira, dia 9. A derrubada das celas foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin para impedir que o local volte a receber presos. Esta é a 100ª carceragem desativada no Estado de São Paulo, nos últimos oito anos.

As pessoas que forem detidas na região a partir de agora serão encaminhadas para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros. Localizada em um local com inúmeros prédios e residências, além de fazer divisa com uma escola, a delegacia tinha capacidade para abrigar 30 presos, mas chegou a ter 180 pessoas nas celas.

Alckmin afirmou que a transferência dos presos é importante para aumentar a segurança no bairro. ‘A comunidade ganha por dois lados. Primeiro, porque o local deixa de ter presos, eliminando os riscos de fugas; e, segundo, porque a Polícia Civil pára de tomar conta de presos e volta à função de polícia investigativa e judiciária’, analisou.

O objetivo do Governo do Estado é esvaziar todas as celas de delegacias da Capital até o fim de 2004. Alckmin lembrou que esta é a segunda meta do Governo na área da Segurança. ‘A primeira foi a desativação do Carandiru. Lá estavam 7.600 presos e nós conseguimos fazer a transferência de todos’, disse.

De 1995 até hoje, foram desativadas carceragens de 37 Distritos Policiais, sendo 34 na Capital, e 63 Cadeias Públicas no Estado. Para esvaziar todos os distritos, o Estado está acelerando a construção de CDPs. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, ainda restam esvaziar 53 distritos, mas os resultados positivos já estão aparecendo. ‘Entre janeiro e março deste ano, houve uma redução de 80% no número de fugas de delegacias, em comparação com o mesmo período do ano passado’, disse.

As desativações estão sendo realizadas com prioridade para os distritos superlotados e com risco de rebeliões. Alckmin informou que o 19º DP, localizado na Vila Maria, Zona Norte da Capital, será o próximo a ter as celas derrubadas. Com as desativações, os presos que estavam sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública passam para a Secretaria da Administração Penitenciária.

Segurança nas escolas

Alckmin destacou, durante o evento, que o Programa Segurança nas Escolas, criado há um ano pelo Governo do Estado, eliminou os problemas de depredações nas unidades de ensino. Ele também enfatizou que nos últimos quatro dias a Polícia prendeu 73 traficantes. ‘É um grande esforço para punir com prisão quem leva a droga aos estudantes’, afirmou.

O Programa Segurança nas Escolas atinge diversos bairros da periferia da Capital e cidades do Interior. Foram destinados 1.500 policiais e cerca de 800 viaturas para fazer a ronda escolar nestes locais.

Rogério Vaquero