Distrito Federal quer implantar Programa de Padarias Artesanais

Primeira-dama do Distrito Federal é recebida pela presidente do Fundo Social de Solidariedade

qua, 16/03/2005 - 17h48 | Do Portal do Governo

Weslian Roriz, primeira-dama do Distrito Federal, foi recebida nesta quarta-feira, dia 16, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin para a apresentação do Programa de Padarias Artesanais. Weslian mostrou-se impressionada com o alcance social do programa e quer implantá-lo em sua região.

Criadas há três anos, as padarias artesanais têm o objetivo de resgatar a cidadania da população carente, melhorando a qualidade da alimentação, gerando emprego e renda. “Assim como o São Paulo, Brasília também recebe muitas pessoas de fora, e precisamos gerar emprego e renda para elas”, declarou Weslian. Ela disse que conheceu o programa devido à sua repercussão, até internacional. ‘As padarias artesanais já estão em muitos estados, e até no Paraguai. Não tem como não reconhecer a grandeza desse trabalho”.

Após conhecer a padaria artesanal na sede do Fundo Social, Zona Oeste da Capital, Weslian e Lu Alckmin seguiram para a Estação Especial da Lapa, onde o mesmo trabalho é desenvolvido com pessoas portadoras de deficiências. Segundo a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, a visita na Estação foi programada pois Weslian desenvolve programa com deficientes visuais no Distrito Federal, e na padaria da Lapa existe curso de panificação especialmente voltado aos cegos.

A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros com a utilização de kits, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, todos doados pela iniciativa privada. Lu Alckmin lembrou que 1.900 entidades assistenciais e favelas da Capital estão cadastradas no programa, nos 645 municípios do Estado, além de 3.500 escolas estaduais, que fazem parte do programa Escola da Família, que abrem as portas nos finais de semana.

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores no Estado. Minas Gerais, Rio de Janeiro e até o Paraguai, já contam com as padarias.

Fernanda Canto