Disque-Denúncia premia unidades policiais que mais se destacaram em 2004

Evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 02/06/2005 - 11h25 | Do Portal do Governo


Durante a premiação dos policiais civis e militares que se destacaram em 2004 no programa Disque Denúncia, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin destacou que o Estado de São Paulo tem pelo quarto ano consecutivo uma redução nos índices de criminalidade como homicídios, roubos e furtos de veículos. ‘São Paulo é praticamente o único estado da União a conseguir essa redução’, disse ele.

Os prêmios foram entregues pelo governador e tem o objetivo de reconhecer e incentivar o trabalho das unidades policiais, que solucionam e evitam crimes com base em informações passadas pela população ao Disque-Denúncia. O serviço é uma parceria da Secretaria da Segurança com o Instituto São Paulo Contra a Violência, que é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos.

Alckmin ressaltou que o serviço é uma iniciativa muito boa da sociedade civil com a Polícia. ‘O caminho é a parceria, unindo a sociedade, a população e a iniciativa privada com o governo’. E completou: ‘Vivemos numa sociedade que gera conflitos e o Estado existe exatamente para arbitrar nesses conflitos’.

O Disque Denúncia é uma central telefônica através da qual, com absoluta garantia de anonimato, qualquer pessoa pode fornecer informações sobre crimes e problemas de segurança pública e receber informações sobre as providências adotadas e resultados obtidos pela polícia a partir da denúncia.

Atende gratuitamente pelo número 181 para o Estado de São Paulo. Fora do Estado as pessoas devem utilizar o número (0XX11) 3272-7373. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com profissionais especialmente treinados para receber as denúncias e encaminhá-las ao setor competente das polícias civil e militar.

Eduardo Ribeiro Capobiano, presidente o Instituto São Paulo contra o Crime disse que os números mostram que a população confia na Polícia e quer colaborar. Segundo ele, em 2004, o serviço recebeu 680 mil ligações, que gerou mais de 9 mil prisões em flagrante e a prisão de mais de dois mil procurados pela Justiça.

Carlos Prado