Disque-Denúncia completa um ano com resultados expressivos

Imprensa Oficial do Estado vai imprimir cartazes com os telefones do serviço para a população memorizar os números

qua, 31/10/2001 - 15h29 | Do Portal do Governo

Mais de 25 mil denúncias, que resultaram na prisão de 938 criminosos em flagrante, 221 armas apreendidas, 14 fugas em massa evitadas, 32 mil ligações por mês. Este é o balanço apresentado nesta quarta-feira, dia 31, pelo Disque-Denúncia, programa criado por meio de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPVC), na Barra Funda, zona oeste da Capital. O programa comemora um ano de prestação de serviço, completado no último dia 25, com resultados expressivos.

Entre os 39 tipos de delitos, o que lidera o ranking de crimes denunciados é o tráfico de drogas, com 43% do total de denúncias, seguido de homicídio, com 1.959 registros, e roubo de veículos, com 839 casos. Na lista das cidades que fizeram mais denúncias, a Capital lidera com 17.587 registros, seguida por Guarulhos, com 838 casos e Osasco, com 421.

A preservação da identidade de quem denuncia é um dos grandes méritos do programa. “Uma das maiores queixas policiais era a falta de informação para apurar as investigações”, recorda-se o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com depoimento do governador Mário Covas, que esteve presente no lançamento do programa. O governador Geraldo Alckmin fez uma avaliação positiva nestes 12 meses de implantação do serviço. “Foram mais de 180 mil ligações telefônicas, quase mil criminosos presos, vidas que foram salvas e fugas evitadas. É um trabalho de absoluto sucesso que precisa ser expandido para outras regiões do Estado”, disse.

Alckmin também comunicou que a Imprensa Oficial do Estado vai imprimir cartazes com os telefones do Disque-Denúncia que serão distribuídos em repartições públicas e afixados em ônibus urbanos para que a população memorize os números.

O presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Capobianco, destacou que o Disque-Denúncia recebeu também dados importantes em casos de seqüestros como o de Patrícia Abravanel, filha do apresentador Sílvio Santos. “Uma psicóloga que conhecia o perfil do seqüestrador deu informações ao Disque-Denúncia que ajudaram a orientar as negociações e garantir o sucesso da operação”. O salto de denúncia para este tipo de delito aumentou após o caso que envolveu a filha do apresentador. Com a divulgação do número pela imprensa, os operadores de serviço começaram a receber informações sobre o caso, que depois de analisadas foram encaminhadas para a Delegacia Anti-Seqüestro. Do total de 25.428 informações recebidas pelo Disque-Denúncia, 236 foram sobre crimes de seqüestro, sendo 74 deles de seqüestro relâmpago.

Como funciona

O serviço, que recebe informações e denúncias sobre crimes e casos de violência, funciona 24 horas, todos os dias, inclusive nos feriados, por meio de ligações gratuitas pelo telefone 0800-156315, disponível para moradores da Grande São Paulo, e (0xx11) 6224-3040 para quem mora em outras cidades do Estado.

O telefone do Disque-Denúncia fica ligado a uma central de atendimento telefônico, onde profissionais de telemarketing atendem e encaminham os dados para a central de acompanhamento de denúncias. Nesta central trabalham policiais civis e militares que encaminham as denúncias recebidas aos setores adequados da polícia, para que sejam tomadas as providências necessárias.

Os telefones da central não ficam ligados a sistemas que permitam a identificação do usuário. Toda vez que uma denúncia é feita, o denunciante recebe uma senha como identificação e, por meio dessa senha, obtém informações sobre as providências adotadas no caso. Com a senha, o denunciante também pode complementar ou retificar as informações fornecidas anteriormente. Para dar maior veracidade à denúncia, os policiais recomendam às vítimas que registrem um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Valéria Cintra